Avançar para o conteúdo principal

Descubra os Princípios!


Antes de prosseguirmos para o exercício prático, importa destacar os benefícios a nível cognitivo que a resolução de Sopas de Letras e de exercícios semelhantes podem trazer! 

Além de ser um dos tratamentos utilizados pela medicina no que toca ao combate ao Alzheimer e perda de memória, as Sopas de Letra são a solução para diversos problemas que não atingem somente os mais velhos! Um bom exemplo desses problemas é a falta de concentração, que atinge a vasta maioria dos estudantes (e adolescentes de um modo genérico).

A ideia de passar o tempo a fazer Sopa de Letras pode parecer-nos algo que faça sentido deixar para os nossos avós, mas é um excelente método de exercitar o nosso cérebro e desenvolver as nossas capacidades cognitivas — bem como qualquer exercício semelhante, nomeadamente as palavras cruzadas ou, ainda, as adivinhas!


Segue, então, uma lista sumária dos diversos benefícios que a resolução de sopas de letras pode trazer!


  1. Aumentar a “fluência linguistica"
    Em média, as pessoas utilizam um vocabulário de apenas 3000 palavras, conhecendo cerca de 20 a 50 mil vocábulos. Neste seguimento, como as sopas de letras (de um modo geral) estão divididas por tópicos, temas e categorias de palavras, oferece ao seus jogadores uma possibilidade de conhecer, aprender e descobrir novas palavras, associá-las a um contexto e aumentar a sua fluidez ao expressar os seus pontos de vista e ideias.
  2. Uma boa estratégia de aprendizagem!
    Estes exercícios são excelentes para aprender, rever e memorizar os termos mais importantes de uma disciplina.
  3. Um método de aperfeiçoamento da ortografia
    Potencia o aperfeiçoamento da ortografia na medida em que, ao procuramosr pelas palavras, estamos simultaneamente atentos à sua ortografia e memorização da mesma. Não basta conhecer e descobrir novos vocábulos, é igualmente importante saber como os escrever corretamente!
  4. É um bom método de treino para a concentração!
  5. Ensina a ser paciente e persistente!
    Para encontrar as palavras, por vezes a frustração pode afetar a concentração. Mas, ainda assim, quando as encontramos sentimo-nos recompensados por tal esforço! O mesmo acontece quando estudamos muito para uma disciplina e acabamos por ter uma boa nota, é um sentimento de recompensa extremamente bom. Esta é a chave para treinar nossa paciência e persistência.
    O nosso cérebro associa a felicidade que sentimos ao ver o nosso trabalho ser recompensado e compreende a frustração como um obstáculo/estímulo que atrasa seu objetivo mas que faz (quase sempre) parte do processo.
  6. Exercita a habilidade em solucionar problemas
    O nosso cérebro, ao tentar descobrir as palavras, é obrigado a  fazer diversas análises em simultâneo. Na prática, existe um problema (encontrar todas as palavras para ganhar o jogo) e, para o resolver, é preciso avaliar todos os factores e variáveis para chegar às palavras. 

    Agora que sabemos alguns dos benefícios associados à Sopa de Letras, vamos exercitar o nosso cérebro e fazê-lo entrar e surfar a onda do Direito Administrativo . . .


Site utilizado  para a sopa de letras: https://www.armoredpenguin.com/wordsearch/ 
Pdf do Post completo: 

Maria Diniz Marques
nº140120506







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Petição Inicial

Meritíssimo Juiz de Direito, Florbela Betão, nascida em 04.05.1967, portadora do número de CC 55555555, com residência na Avenida da Liberdade e Diretora da Faculdade de Arquitetura enquanto representante desta instituição, Vem, nos termos dos artigos 58º e segs., do CPTA, intentar a presente ação administrativa contra o antigo titular das Finanças, e atual vice-Reitor do ISER e contra o próprio Ministério das Finanças.  Visando: A) A determinação deste ato administrativo como ilegal e portanto a sua anulação.  B) Que a Administração Pública elabore um novo despacho em que incluísse o financiamento também do Centro de Investigação para Estética dos Edifícios Públicos, da Faculdade de Arquitetura.  Dos factos: 1. Foram apresentados 22 projetos pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. 2. O Ministério da Ciência e do Ensino Superior apresentou estes projetos por considerar que todos tinham mérito para receber financiamento. 3. Estes projetos estavam em igua...

À descoberta do sentido do artigo 266º da Constituição da República Portuguesa:

Importa primeiro dizer que, o artigo 266º, nº1 da Constituição da República Portuguesa, que fala na prossecução do interesse público por parte da Administração Pública, não é critério único da ação administrativa. Seguindo a lógica é óbvio que há que prossegui-lo, no entanto, essa persecução ocorre mediante o respeito simultâneo dos direitos subjetivos e os interesses legalmente protegidos dos particulares. Podemos dizer que o nº1 do referido artigo apresenta uma certa dualidade de princípios que se concretizam na prossecução do interesse público e, também, no respeito pelos particulares, mais concretamente, no respeito pelos direitos do mesmo. De notar que apenas se a lei permitir e se se encontrar uma justificação razoável, a Administração Pública pode pôr em causa, numa decisão, os direitos supramencionados, podemos então concluir, que, nunca haverá um desrespeito pelos direitos dos particulares. Deixar em gesto de nota que, partilho da opinião do Professor Vasco Pereira da S...

Post Rodrigo Sousa da Câmara Martins Ferreira - A relevância do procedimento administrativo na Contratação Pública

 Por impossibilidade de acesso ao blogue por problemas de compatibilidade do e-mail, eu Rita Reigadas deixo em seguida o post da autoria do colega Rodrigo Sousa da Câmara Martins Ferreira com o número de aluno 140120515 a pedido deste. A relevância do procedimento administrativo na Contratação Pública Numa sociedade com um Estado, que deseja ser interventivo na vida social e no mercado, requer-se a utilização de mecanismos jurídicos e procedimentais para satisfazer os seus objectivos. A intervenção do Estado pode ocorrer através de dois principais mecanismos, nomeadamente; a legislação, por exemplo através da proibição do exercício de certa actividade profissional ou não; e a aquisição de bens/produtos/serviços, como por exemplo através de um contrato público para a aquisição de uma plataforma digital para uma entidade pública. Para o exercício de poderes legislativos o Estado socorre-se dos mecanismos constitucionais, que legitimam a Assembleia da República e o Governo (també...